Com despedida de baterista Iron Maiden encerra turnê em São Paulo
Turnê The Future Past chegou ao fim no sábado em São Paulo
📸 @denissvet
O Iron Maiden encerrou a turnê " The Future Past" no Brasil com dois shows em São Paulo, o último foi mais que especial pois foi a última apresentação do baterista Nicko McBrain ao vivo com a banda depois de 42 anos.
A banda de apresentou no Allianz Parque na sexta e no sábado, logo após o show de sexta o Maiden usou as redes sociais pra anunciar a saída de Nicko pegando todo mundo de surpresa, informando que o show de sábado seria o último do baterista, porém Nicko seguirá envolvido com as atividades geral da banda, em seu lugar nas apresentações ao vivo entrará Simon Dawson baterista do British Lion banda solo do Steve Harris
📸 @denissvet
As 21h o Iron Maiden subiu ao palco ao som de " Caught Somewhere in Time " seguido por " Stranger in a Strange Land " música aliás que trouxe Eddie o mascote da banda pela primeira vez ao palco, é incrível ver a energia que a banda proporciona todos os integrantes andando de um lado pro outro, pulando, nem parecem que estão na faixa de 60 anos de idade.
📸 @denissvet
Pode ser impressão minha, mas Bruce Dickinson está cantando bem melhor agora do que antigamente, esse daí realmente é igual vinho quanto mais velho melhor fica.
A cada música encerrada a plateia gritava o nome de Nicko, próprio Bruce Dickinson fez questão de homenagear o baterista logo no começo do show, uma pena que pouco se viu de Nicko durante a apresentação já que sua bateria fica mais ao fundo do palco e somente em alguns momentos em levantava um pouco
O show seguiu com " Writing on The Wall " e " Days of future past"
📸 @denissvet
Como já era o esperando alguns clássicos da banda ficaram de fora do setlist das duas noites, " The number of the beast " e " Run to the hills " por exemplo foram duas músicas que a banda deixou de fora dessa vez, lembrando que os shows têm como foco as músicas do Somewhere In Time (1986) e o mais recente do grupo, Senjutsu (2021). A The Future Past Tour nos convida a ouvir músicas não tocadas há anos e outras nunca antes ouvidas ao vivo, podemos destacar " Alexander The Great " música que vinha sendo muito pedida pelos fãs, e nunca tinha sido apresentada ao vivo.
📸 @denissvet
Músicas como “The Prisoner”, “Can I Play With Madness” e “Heaven Can Wait” também fizeram parte do setlist que mesmo sendo apenas de 12 músicas fez com que o show tivesse duração de aproximadamente duas horas.
A segunda parte do show ficou reservada para o grande clássico da banda " Fear of The dark" "Iron Maiden" e " The Trooper"
O público brasileiro nunca decepciona, talvez seja por isso que todos os artistas adoram se apresentar por aqui, não me lembro de um momento do show em que o público desanimou, deixou de cantar ou gritar com cada verso ou movimento dos integrantes, Steve Harris era um dos mais animados no palco, o fundador da banda já tinha de apresentado com sua banda solo em São Paulo na quinta feira.
📸 @denissvet
Os guitarristas Dave Murray, Adrian Smith e Janick Gers completam a noite com uma performance de deixar qualquer banda nova com o veja, não parando um minuto, sempre de um lado pro outro entre solos e riffs, sinceramente seria muito difícil imaginar a banda sem a presença deles.
O show já encaminhava pro final " Hell on earth " e pra encerrar uma apresentação magistral " wasted years "
Não é por nada, mas não tem como não dizer que o Iron Maiden é a maior banda de heavy metal do mundo e isso fica cada vez mais claro, uma apresentação impecável pra encerrar mais um noite especial e dessa vez um show que já deixa os fãs com saudades de Nicko que vai fazer muita falta nos shows ao vivo, mas que terá seu legado mantido e respeitado pra sempre.
Setlist completo:
Agora o Maiden volta aos palcos em maio do ano que vem com uma turnê comemorativa de 50 anos da banda e tudo indica que se não voltarem em 2025 a banda volta em 2026.
Comments